Creche Familiar (Amas)

Creche familiar

1, 2, 3, 4…

A Creche familiar presta cuidados à primeira infância e acolhe crianças a partir dos 3 meses até aos 3 anos, é uma alternativa a creche tradicional, e proporciona um ambiente familiar e afetivo, que promove o desenvolvimento integral da criança, respeitando a sua individualidade e assegurando a resposta adequada as necessidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas, através de amas.

As amas exercem a atividade na sua residência, acolhendo até quatro crianças dos 3 meses aos 3 anos, cujo trabalho é enquadrado e supervisionado por uma educadora de infância. Para o desempenho das suas funções, as amas possuem autorização para o exercício da atividade emitido pelo Instituto de Segurança Social, I.P. e têm certificação/ formação especializada.

As crianças têm ao seu dispor dois espaços distintos: uma zona reservada para lazer e brincadeira e outro espaço destinado a repouso e refeições, equipado de acordo com a idade.

Todas as áreas são dotadas de espaço, higiene e segurança adequado ao desenvolvimento da criança.

A nossa creche familiar funciona na União de Freguesias da Cidade de Santarém e ainda na freguesia do Vale de Santarém, encontrando-se distribuída pelas seguintes zonas: Vale de Santarém, S. Domingos, Sacapeito (cidade), Ribeira de Santarém.

 

Metodologia de ensino

O trabalho desenvolvido pela ama visa não só a satisfação das necessidades básicas de alimentação, higiene, repouso e segurança, como também a realização de atividades lúdico-pedagógicas, indispensáveis para o desenvolvimento global da criança. Diariamente, através de experiências diversificadas, num ambiente familiar favorável e tendo em conta as caraterísticas individuais de cada criança, as amas em colaboração com a Educadora de Infância, desenvolvem diferentes de atividades, tais como, atividades de expressão plástica, rasgagem/colagem, pinturas com pé, mão, pincel, dedo e utensílios variados, desenho livre, modelagem, danças, jogos lúdicos espontâneos, jogos de movimento, puzzles, jogos de encaixe, construções com legos, exploração de livros e imagens, canções, histórias, lengalengas, comemoração de datas festivas, entre outras.

  • Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, ajustado às necessidades laborais dos responsáveis parentais

Contato da creche familiar: Educadora Patrícia (910 067 984)