Rendimento Social de Inserção
O Rendimento Social de Inserção constitui um mecanismo de combate à pobreza, tendo como principal objetivo assegurar aos cidadãos/ãs e aos seus agregados familiares recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas e para o favorecimento de uma progressiva inserção social, laboral e comunitária, respeitando os princípios da igualdade, solidariedade e justiça social.
Enquanto medida de política social a sua finalidade é prevenir situações de risco social, envolvendo a comunidade e os beneficiários da medida em projetos pedagógicos que potenciem as suas competências/ capacidades.
A implementação do Rendimento Social de Inserção engloba duas componentes, uma prestação pecuniária e um programa de inserção por cada família acompanhada.
A intervenção das equipas no processo de acompanhamento às famílias é baseada num “contrato de inserção”, onde são negociadas e estipuladas as ações que vão de encontro às necessidades e aos projetos de vida desejados pelos diversos elementos do agregado familiar, procurando estabelecer-se uma relação de proximidade e confiança facilitadora do processo de integração.
Os domínios prioritários de intervenção são o emprego/ formação profissional, educação, habitação, saúde, cidadania e organização da vida quotidiana, sendo habitualmente as áreas de maior vulnerabilidade destes agregados. Na construção do plano de inserção a equipa procura, através de metodologias ativas co construir com os agregados, atividades e dinâmicas quer individuais quer coletivas que potenciem o desenvolvimento de competências e as mantenham motivadas no cumprimento das ações acordadas.
É valorizado e incentivada a necessidade de desenvolver este trabalho numa parceria estreita com diversas entidades públicas ou privadas, comunitárias ou individuais, sendo esta dinâmica explorada pela equipa como um exemplo a extrapolar para as famílias, no sentido de potencializar o leque de recursos internos e externos que a comunidade pode oferecer.
Multidisciplinaridade da equipa
A equipa de Rendimento Social de Inserção é composta por seis elementos: Técnica Superior de Serviço Social, Psicóloga, Educadora Social e três Ajudantes de Ação Direto com formação na área sócio educativa.
A sua intervenção está enquadrada pela Lei 13/2003 de 21 de maio e suas atualizações (link – Guia Prático Rendimento Social de Inserção), havendo um protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém para acompanhamento a 185 famílias.
Metodologia de intervenção
Preconiza-se uma metodologia de trabalho interativa, sistemática e multidisciplinar, privilegiando a adoção de métodos dinâmicos que se adequem à realidade do sistema familiar e da comunidade em que se intervém, e promovam a participação ativa de todas as partes interessadas. Concretiza-se através de atendimentos, visitas domiciliárias e acompanhamentos.
Procura-se fazer uma intervenção que potencie os pontos fortes e os fatores de proteção de cada família, bem como uma abordagem centrada na exploração dos recursos endógenos da comunidade, promotores do desenvolvimento social.
Atendimentos:
O seu atendimento ao público, descentralizado, realiza-se, mediante marcação prévia, na Junta de Freguesia de Pernes, UF de Azoia de Cima e Tremês e na respetiva sede da instituição em Santarém
Contactos:
E-mail: rsi@adscs.pt
Telefone: 919 005 524