Pessoas 2030 - Privação Material
O Programa Pessoas 2023 - Privação Material é executado no âmbito do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC). Este programa é uma medida estratégica de combate à pobreza e à exclusão social através da distribuição de bens alimentares suprindo 50% das suas necessidades nutricionais, assim como no desenvolvimento de ações de acompanhamento que capacitem os agregados familiares na seleção de gêneros alimentares, na otimização dos seus recursos familiares e na prevenção do desperdício.
As situações de carência económica são referenciadas pelos técnicos de intervenção e acompanhamento social das entidades de economia social ou entidades públicas que operam no concelho de Santarém.
A Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém dinamiza o Projeto, enquanto entidade coordenadora, em dois territórios: Santarém e Benavente. Para tal, conta com um consórcio constituído por várias entidades parceiras, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Benavente, Centro Bem Estar Social Padre Tobias (Fundação), Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã. A instituição executa este programa desde 2017, e na renovação para uma terceira fase continuará a implementá-lo até fevereiro de 2025
A Associação, assume a função de entidade coordenadora e, tal como as outras instituições, o papel de entidade mediadora, neste tem como função apoiar a distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à sua inclusão social.
O cabaz alimentar é constituído por produtos secos, frios e congelados que são entregues pela entidade coordenadora à entidade mediadora e desta aos destinatários finais. Dos produtos secos fazem parte: leite de vaca, arroz médio carolino, massa simples do tipo esparguete, feijão encarnado enlatado, grão-de-bico enlatado, ervilha enlatada, atum, cavala e sardinha enlatados, bolacha maria, tostas integrais, cereais de pequeno-almoço tipo flocos de milho, tomate pelado enlatado, marmelada e azeite. Dos produtos frios fazem parte o queijo e o creme vegetal. Dos congelados fazem parte: frango em pedaços sem miúdos, pescada para cozer, mistura de vegetais, espinafres, brócolos, cenoura, feijão verde e alho francês.
As entregas ocorrem mensalmente tanto às entidades mediadoras como aos beneficiários.
O consórcio iniciou a candidatura com o apoio um total de 797 indivíduos residentes nos concelhos de Rio Maior, Cartaxo, Santarém, e Benavente.
Atualmente o consórcio tem a capacidade para a distribuição alimentar para 1594 pessoas.
Cabe à Associação, enquanto entidade mediadora o apoio a 1026 beneficiários.