Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Clube Sénior (CS)

No dia 17 de janeiro os nossos clientes foram até Boquilobo para conhecerem a Casa Memorial Humberto Delgado, fundador da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).  Esta foi uma tarde muito rica em cultura geral e em partilha pois a grande maioria dos idosos ainda se lembra da época em que viveu o fundador da TAP.

No dia 7 de fevereiro os nossos clientes, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Sta Margarida de Abrã, foram visitar as instalações da Fábrica do J. Louro que se Situa em Amiais de Cima. Esta foi uma visita conduzida pelo Sr. Fernando Neves que explicou tudo da melhor forma aos idosos. Após a visita a instituição parceira nesta atividade convidou-nos para irmos lanchar às suas instalações, tendo sido um excelente momento de convívio e que agradecemos tamanha hospitalidade.

A 24 de fevereiro, participámos no carnaval institucional que se realizou na Ex – Escola Prática de Cavalaria. Esta atividade foi organizada pela Câmara Municipal de Santarém e participaram várias instituições do Concelho de Santarém.
Neste dia almoçámos nas instalações do Grupo Académico de Danças Ribatejanas de Santarém onde nos cederam o espaço para o efeito. A este grupo o nosso muito obrigado.
De seguida, fomos para o espaço da festa onde nos divertimos imenso disfarçados de M&M’S.

Ainda no mês de fevereiro foi realizada uma venda solidária com intuito de angariação de fundos para aquisição de material para o SAD. Nesta atividade participaram as colaboradoras do serviço e algumas clientes que tiveram a possibilidade de aplicar toda a sua experiência e conhecimento na confeção de bolachas alusivas ao dia dos namorados. O trabalho de equipa entre técnicos, colaboradoras e clientes foi fundamental para o sucesso desta atividade.
O sucesso desta atividade foi tanto que já está pensado uma próxima venda solidária.

Em Março, um dia muito especial, o Dia Internacional da mulher. Neste dia levámos as nossas idosas a uma aula prática de cabeleireiro no Instituto de Formação Profissional de Santarém, onde fomos muito bem recebidos pela professora Isabel Ramos e pelas suas formandas.
Ao almoço as clientes foram até à Pérola dos Torricados onde fomos muito bem servidos e acolhidos pelo proprietário César Piedade.

Igualmente no mês de março foram retomadas as atividades socioculturais no domicílio dos clientes. Todas estas atividades estão definidas, de acordo com respetivas capacidades físicas e intelectuais, em plano de atividades anual.

Nos primeiros três meses de 2017 os trabalhos com as sócias do Clube Sénior continuam a bom ritmo e sempre na construção de diversos produtos.

Estes foram alguns dos trabalhos desenvolvidos.

No passado dia 15 de março as sócias estiveram no W Shopping para assistir à apresentação do projeto “Sénior + Ativo, Consumidor Informado, Consumidor protegido”. Nesta apresentação, foram dados instrumentos para saberem enfrentar as chamadas vendas agressivas (vendas porta-a-porta) e quais as formas que podem beneficiar para cancelarem algum contrato após a assinatura do mesmo sem terem percebido a real oferta através deste tipo de venda. 

O Grupo de Música Sénior é constituído por clientes de várias instituições do Concelho de Santarém e a nossa é uma das participantes. Deste grupo faz parte: o Centro Social da Freguesia da Moçarria, Centro de Solidariedade Social N. Sr.ª da Luz da Póvoa de santarém, Santa Casa da Misericórdia de Pernes e de Santarém e o Centro Social Serra do Alecrim. Este é um projeto que permite aos participantes aumentarem ou manterem os seus níveis físicos, mentais e sociais/culturais promovendo o envelhecimento ativo.
A última atuação do Grupo foi no Lar Fonte Serrão onde fizeram a abertura da apresentação da Agenda de Gerontologia 2017 (Aprender, envelhecer… SER).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *