R.S.I. – Rendimento Social de Inserção

A equipa de RSI tem procurado, nestes três primeiros meses do ano, esboçar as linhas orientadoras da sua intervenção e iniciar as actividades que, a par do Plano de Actividade do Núcleo Local Inserção, justifiquem a sua missão de oferecer à  população beneficiária as condições propícias à sua integração social e profissional.

Deste modo, a equipa irá integrar o projecto Missão C que, a partir de Abril e durante 4 meses, irá ser desenvolvido junto de famílias com adolescentes na cidade de Santarém. Trata-se de um projecto de ensaio de competências parentais e familiares e de promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens e de orientação vocacional. Foram convidadas 7 famílias acompanhadas pela equipa e estão inscritas 4. A técnica da equipa com formação superior em psicologia faz parte da equipa técnica que irá desenvolver o projecto.

Também, com o objectivo de garantir a melhor preparação possível das famílias acompanhadas, a equipa está envolvida na procura de recursos a nível de formação modular e de construção de percursos na área de promoção das competências pessoais, parentais e profissionais. É seu objectivo que este recurso disponibilizado seja de proximidade e de valor acrescentado também em termos remuneratório para que as famílias o sintam como um reforço de integração e não como mais um factor stressante. Por exemplo, para as famílias que apresentam carência alimentar e que poderão beneficiar do novo tipo de ajuda alimentar esperado a partir de Junho, a equipa procura disponibilizar recursos, a nível de formação, modular, na área da Nutrição e Dietética/Cozinha/Higiene Alimentar assim como o acompanhamento domiciliário das famílias para promoção da aplicação destes conhecimentos proporcionados.

Ainda, com a chegada da Primavera, a Loja de Troca COMPARTILHA prepara-se a partir de meados de Abril, não só para oferecer artigos adequados a esta estação do ano mas também disponibilizar um novo serviço – o de recolha de tecidos/roupa usada e inutilizada com instalação de um posto de recolha para este fim. Este novo serviço resulta de um protocolo entre a ADSCS e a empresa “H Sarah Trading Lda.”, empresa de reutilização de materiais de têxteis.

Cláudia Carmo Martins

Coordenadora Equipa de R.S.I.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *