Ludoteca – Clube de Aventuras

Neste início de ano continuamos a servir crianças e adultos! O nosso CATL lotado e o Clube do Pincel a produzir arte e boa disposição!

Todas as quintas recebemos a visita de uma turma da EB1/JI de São Domingos, cerca de 190 crianças a cada 10 semanas, onde crianças e professores interagem num espaço diferente, onde a brincadeira impera.

Este trimestre foi também muito enriquecedor a nível de estágios da ESES.

Em janeiro tivemos um projeto/atividade dedicada ao tema da igualdade de géneros, dinamizada pelas estagiárias e pela professora Ana da Silva, com a elaboração de fantoches e respetiva dramatização, tendo em conta o tema. Ainda em janeiro o estágio de Ed. Básica onde conseguimos alegrar o nosso espaço com a pintura de uma parede da Brinquedoteca, onde todos participámos, quer na pintura, quer na escolha e elaboração das cores. Foi bom ver as nossas crianças a decorar um espaço que é delas de uma forma quase profissional! Ficou lindo e colorido. Obrigada às nossas estagiárias Anaisa e Inês pela dedicação.

Em Fevereiro recebemos duas estagiárias, a Melissa e a Joana do TESP de Acompanhamento de crianças e jovens, que vão estar connosco até Junho. Até agora uma grande ajuda com todas as tarefas e atividades inerentes ao nosso espaço.

No passado dia 7 de Fevereiro começamos uma formação em Word e PowerPoint. Todas as sextas das 18h às 19h, até junho, direcionada às crianças do 4º, 5º, 6º e 7º ano, um estágio de voluntariado, do grupo Jerónimo Martins, relativo a uma bolsa de estudo do nosso André Madeira que em tempos já frequentou a Ludoteca.

O nosso Clube do Pincel continua de “vento em popa” com um entusiasmo gigante, depois da nossa exposição em setembro do ano passado, leiloámos um dos quadros a óleo sobre tela, oferecido pela nossa professora Albertina Silva e em maio iremos expor as nossas pinturas no WShopping de Santarém. Muito bom!

No carnaval em parceria com a EB1/JI São Domingos, fizemos um desfile pelas ruas do Bairro de São Domingos onde crianças, professores, familiares e amigos se juntaram e se divertiram imenso. Obrigada à coordenadora da EB São Domingos, prof. Paula Santos pela parceria sempre bem disposta e equipa 5 estrelas.

O dia da Mulher não foi esquecido, tendo sido contada a história que deu origem a este dia. História triste mas que conseguiu envolver e emocionar as nossas crianças.

A Ludoteca esteve presente nas Festas de São José, em conjunto com o Clube de Aventuras e organizámos uma quermesse, que tinha por objetivo angariar fundos para uma viagem à Disneyland Paris em 2018.

No dia do Pai, o feriado da nossa cidade, elaborámos um pequeno miminho para os pais, um porta-chaves em forma de gravata.

Foi-nos oferecida uma enciclopédia (Larousse) que tem feito muito sucesso, ajudando bastante as nossas crianças. Obrigada Isabel Madeira!

E assim continuamos, entusiasmados, nas nossas brincadeiras com miúdos e graúdos!

 

Marina Lucas

Coordenadora Ludoteca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *