Creche Pim-Pam-Pum

“ O respeito e a focalização na qualidade das relações que se estabelecem com a criança, são o fundamento de toda a filosofia que deve presidir a um programa educativo de creche. Promove-se a qualidade do desenvolvimento de cada fase etária, mas não se apressa a criança a crescer.”

In EDUCAÇÃO DE BEBÉS EM CRECHE

A criança em idade de creche, passa a uma fase de dependência relativa, adquire um grau de autonomia, acha-se capacitada para fazer, experimentar, explorar o ambiente. Começam as primeiras competências sociais (gosta de mostrar as suas graças, de cumprir algumas ordens, de brincar e passear). Inicia a autonomia (come sozinha, descalça os sapatos, limpa o nariz). A linguagem começa a despertar. Ao nível psicomotor passa do virar, sentar, gatinhar ao andar e do andar ao correr. Os passos e gestos são cada vez mais seguros e a sua confiança no corpo é crescente. Assente nestes princípios que se traduzem por CRESCER, os objetivos de trabalho na creche desenvolvem-se em três grandes áreas:

  1. Identidade e autonomia pessoal;
  • O corpo e a própria imagem;
  • Jogo e movimento;
  • Atividade e vida quotidiana;
  • Cuidar de si próprio.
  1. Meio físico e social
  • Observar e explorar ativamente o seu meio imediato, através da ajuda do adulto. Adaptar-se, progressivamente, à vida da escola e do grupo – primeiros grupos sociais.
  1. Comunicação e representação
  • Compreender e utilizar, de forma progressiva e correta, a linguagem oral.

Desde o início do ano letivo, o dia-a-dia da creche, cimentado na rotina diária (essencial para criar um ambiente securizante para a criança), caminha para que em cada fase etária específica, as competências gerais, que se pretendem adquiridas, passem por vários degraus de experiências, como estratégias, para que possam atingir a sua plenitude de aprendizagem que proporciona o crescimento harmonioso de cada criança, como ser individual e social.

A coordenação pedagógica

Educadora Anabela Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *